domingo, 16 de junho de 2013

Para corrigir ortografia

 

Descubra os erros da anedota abaixo, grife-os e depois faça as alterações necessárias reescrevendo o texto.
      
Dona zélia chama os filios Emília, Túlio e Julinho, o cacula.
        - Queridos, vocês precizam colaborar mais na arumação da casa. Tenho encomtrado toalhas molhadas emcima da cama, moxilas jogadas no sofá... Se todos da famílha fizerem um pouquinho, o resultado vai ser uma casa arrumada.
        Vejamos agumas coisinha que vocêis podem fazer: sapatos e sandálhas devem ser guardados na sapateira.
        -  tudo bem – falou Emília.
        - Esas pilhas de revistinhas espalhadas por toda a casa, é bom guardar na estante.
        - Deixa que eu guardo  – disse Túlio.
        - O pó da mobília...
        Julinho, que só tem trez anos, derrepente interompe, querendo tanbém participar:
        O pó da mobília eu tiro. E quardo onde mãe?

        Dona Zélia, emília e Túlio caiem na gargalhada.

Pontuando



Origem da Festa Junina

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
 Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenasafro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.  

O Lobo e o Cordeiro