terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O testamento

Atenção: Leia o texto abaixo e responda as questões de números 1 a 6.

O Testamento

Um homem rico, sem filhos, sentindo-se morrer, pediu papel e caneta e escreveu assim:
“Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do mecânico nada aos pobres”.
Não teve tempo de pontuar – morreu.
Eram quatro concorrentes. Chegou o sobrinho e fez estas pontuações numa cópia do bilhete:
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do mecânico. Nada aos pobres.”
A irmã do morto chegou em seguida com outra cópia do testamento e pontuou assim:
“Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do mecânico. Nada aos pobres.”
Apareceu o mecânico, pediu uma cópia do original e fez estas pontuações:
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do mecânico. Nada aos pobres.”
Um juiz estudava o caso, quando chegaram os pobres da cidade. Um deles, mais sabido, tomou outra cópia do testamento e pontuou deste modo:
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do mecânico? Nada! Aos pobres.”
(Adaptado de Amaro Ventura e Roberto Augusto Soares Leite. Extraído do livro Gramática, texto, reflexão e uso.
                                                                                                        Cereja e Magalhães)
1. A palavra “concorrentes” está substituindo, no texto, alguns personagens. Assinale a alternativa
que apresenta um dos concorrentes.

(A) um homem rico.
(B) o filho do falecido.
(C ) o juiz do caso.
(D) o sobrinho do morto.

2. Assinale a alternativa que seria uma fala de um personagem.
(A) “...chegou em seguida...”
(B) "... pediu papel e caneta e escreveu assim:"
(C ) "Não teve tempo de pontuar - morreu."
(D) "Um juiz estudava o caso."

3. A situação que provoca a história é
(A) um testamento que permite diferentes interpretações.
(B) a briga que a morte de um homem rico provocou entre os herdeiros.
(C ) o desconhecimento da causa da morte de um homem rico.
(D) a dívida para com o mecânico e a generosidade para com os pobres.

4. O texto é engraçado porque

(A) o testamento inclui o mecânico do homem.
(B) a irmã do homem tenta levar mais vantagem que seu filho.
(C ) um mesmo texto permite várias interpretações.
(D) o homem não sabia para quem deixar seus bens.

5. Assinale a alternativa que favorece o sobrinho do homem rico.

(A) “Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do mecânico nada aos
(A) “Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do mecânico nada aos
pobres”.
(B) “Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do mecânico. Nada aos
pobres.”
(C ) “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais será paga a conta do mecânico nada aos
pobres.”
(D) “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do mecânico. Nada aos
pobres.”

6. “Apareceu o mecânico pediu uma cópia do original e fez estas pontuações:”
A palavra original pode ser substituída, mantendo o mesmo significado do texto, por
(A) jornal.
(B) documento.
(C ) livro.
(D) modelo.

ESTE ANO SERÁ UM SUCESSO SE...



Este ano será um sucesso se...
houver um sorriso de otimismo,
um sonho de beleza em seu coração e
poesia nas pequenas coisas: na simplicidade da flor,
na inocência das crianças, no silêncio interior,
na amizade, no momento presente,
na oportunidade de ser bom, ser amigo e compreensivo;
sensível ao sofrimento alheio,
 
grato ao passado que lhe proporcionou experiências para o futuro.

Este ano será um sucesso se...
você for franco sem ferir,
tiver fé em si, no próximo e em Deus e,
acima de tudo, expressar o que pensa do outro
com uma palavra de carinho, de apoio,
de reconhecimento, de bondade e encorajamento.

Este ano será um sucesso se...
você souber vencer a preguiça, o orgulho,
a indiferença ao sofredor, a tentação da riqueza, da intriga e da inveja,
da intolerância ao ignorante, ao que tem idéias diferentes das suas,
ao menos inteligente, ao egoísta, ao mesquinho.

Este ano será um sucesso se...
você socorrer a quem precisa, aconselhando-o,
estendendo-lhe a mão, dando-lhe ajuda no momento certo,
economizando bens materiais,
esbanjando amor e solidariedade,
entendendo a criança e o idoso,
o adulto que não teve infância e aquele que não sabe amar.

Este ano será um sucesso se...
você der um “bom dia” de coração e
enfrentar com esportividade as desventuras, semear a paz e o amor,
vibrar com a felicidade alheia, com a beleza do sol acordando o dia,
com a gota de orvalho na flor.

Este ano será um sucesso se...
você valorizar cada vitória e o mundo de oportunidades
que se abrirem diante de você e,
começar cada dia com Deus!

Se você for sensível a tudo isso,
então este ano será um sucesso para você e
para os que viverem ao seu redor!


INTERPRETAÇÃO  DO TEXTO
Pense no texto, no ano que inicia e responda:

1) O que você fará para que seu ano e o das pessoas que o rodeiam no colégio, na família e amigos seja um sucesso? R:

2) Para você, que atitudes e sentimentos podem fazer com que o ano não seja um sucesso?R:

3) Explique a segunda estrofe do texto com suas palavras
No texto diz que “este ano será um sucesso se você enfrentar com esportividade as desventuras...” O que será que o autor quer dizer com esta expressão? R:

4) Na sua opinião, é possível vivenciar todas estas atitudes descritas no texto, no dia-a-dia? Justifique. R:

5) Procure no dicionário o significado das seguintes palavras:
•Intriga:
 Intolerância:
 Mesquinhez:
•Solidariedade:

Agora, escreva frases com estas palavras. R:

6) Faça uma ilustração sobre o texto.

ABRAÇANDO AMIGOS



 Formar uma grande roda.
 Colocar uma música agradável.
 Atenção à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todos”. - É importante que o educador esteja atento para que todos participem.

Garrafa dos elogios



Material: Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante). O grupo deve sentar formando um círculo.
O Professor coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando o gargalo para alguém. O Professor dirá uma palavra de boas vindas, estímulo ou elogio à essa pessoa.
A pessoa indicada pela garrafa deverá se apresentar e terá então a tarefa de girá-la e falar para quem ela apontar e assim sucessivamente.