domingo, 31 de agosto de 2014

Dicas de segurança


. Não  solte  pipas  em  dias  de  chuva  ou  quando  há  relâmpagos.
.Não  solte  pipas  perto  de  fios  telefônicos  ou  elétricos  ou  de antenas. Procure  lugares  abertos  como  praças  , parques , campos de  futebol etc.
.Se  a  pipa  enroscar  nos  fios , não tente  tirá-la. Sempre  é  melhor perder  a  pipa  do  que  a  vida.
.Não   use  linha  metálica , como  fio  de  cobre  de  bobinas.
.Use  luvas  para  não  queimar  as  mãos na  linha.
.Olhe  bem  onde  pisa , especialmente  para  trás.
.Cuidado  com  ruas e lugares  movimentados.
.Atenção  com  motos  e  bicicletas: a  linha pode  ser  perigosa  para elas.
.Não  use  linha  cortante(cerol).É  facílimo  cortar as  pessoas  com elas,  e  inclusive  você  mesmo.
. Não  empine  pipas  sobre  lajes  e  telhados , pois  uma  queda poderá  ser  fatal.

Qual  é  o  melhor  título  para  o  texto  que  você  leu?
a)(   ) Dicas  de  segurança  para  empinar  pipas.
b)(   ) Como  usar  o  vento  para  empinar  pipas.
c)(   ) Roupas  e  equipamentos  para  soltar  pipas.
d)(   ) O  que  você deve  usar  para  empinar  pipas.

Luvas  devem  ser  usadas  para:
a)(   ) enroscar  as  linhas  metálicas
b)(   ) proteger  as  mãos  de  queimaduras
c)(   ) segurar  os  fios  telefônicos  e  elétricos
d)(   ) desenroscar  a  pipa  dos  fios  elétricos

A  linha  pode  ser  perigosa  para  motos  e  bicicletas  porque:
a)(   ) as  crianças  são  muito  distraídas.
b)(   ) os  motoqueiros  dirigem  sem  atenção.
c)(   ) pode  causar  algum  acidente  grave.
d)(   ) pode  ficar  molhada  com  a  chuva.

O  texto  que  você  leu  serve  para:
a)(   ) contar  uma  história
b)(   ) vender  brinquedos
c)(   ) divertir  as  pessoas
d)(   ) orientar  as  pessoas

De pecinha em pecinha

     Para  criar  mosaicos  os  artistas  costumam  fazer  um  desenho em  papel.Depois , passam  a  figura  para  a  superfície  onde  vão colar  as  pecinhas  que  definirão  o  trabalho.
Elas 3  podem  ser grudadas  com  cola , cimento , gesso  ou  outro  material  qualquer.
     Para  conseguir  essas  peças , eles vão  cortando  vidro  ou cerâmica  com  ferramentas  apropriadas , que  lembram  um  alicate.É possível  usar  pedacinhos quadrados , retangulares , triangulares  e até redondos  , dependendo  do  efeito que  o  artista  quer  dar  ao  seu trabalho.
          Revista  Recreio

O  título  do  texto  pode  ser:
a)(   )  Como  criar  mosaicos
b)(   ) A  vida  dos  artistas.
c)(    ) Ferramentas  importantes.
d)(   ) Desenhos  em  papel.

Este  texto  serve  para:
a)(   ) contar  como  é  a  vida  dos  artistas.
b)(   ) ensinar  a  recortar  tirinhas  de  papel.
c)(   ) explicar  como  se  constrói  um  mosaico.
d)(   ) mostrar  como  trabalha  um  bom pintor.

Leia a  frase:”Elas  podem  ser  grudadas  com  cola , cimento , gesso ou  outro  material  qualquer”. Nesta  frase  , a  palavra  “elas” se  refere  às:
a)(   )  pecinhas
b)(   ) artistas
c)(   ) ferramentas
d)(   ) pinturas



Texto informativo: Quem tem medo de aranha?

Leia  o  texto  abaixo  e  responda  às  questões  seguintes.

                 

 A  maior  parte  das pessoas  tem  pavor  de  aranhas. Mas  não  é uma  aranha  magrinha.Em  geral , só  temos  medo  daquelas  aranhas enormes  e  bem  peludas. Sorte  das  pequenas  e  azar  nosso. Muito usadas  nos  filmes de  terror , as  aranhas  peludas , como  a caranguejeira  ,  e  o  escorpião  ganharam  fama  de  maus.Pois  saiba que   as  aranhas  mais  venenosas  e  cuja  picada  pode  trazer problemas  para  você  são  as  pequenas. E  o  escorpião  ,  ao contrário do  que  se  divulga  , só  ataca  quando  é  machucado__ um pisão  , por  exemplo.
 A  caranguejeira  não  possui  um veneno  potente , capaz  de  fazer mal  ao  ser  humano. O  escorpião possui  veneno  mais  tóxico  que  o da  aranha. Sua  picada  causa  muita  dor  e  inchaço. O  soro  contra a  picada  do  escorpião  é  o  antiescorpiônico  ou  antiaracnídeo.

                     Revista  Zá

Caranguejeira  é  um  tipo  de  :
a)(   )  escorpião
b)(   ) caranguejo
c)(   )  aranha
d)(   ) soro

Leia:”O  escorpião  possui  veneno mais tóxico  que  o  da  aranha. Sua picada  causa muita  dor  e  inchaço.”  A  palavra  “sua”  refere-se:
a)(   ) ao  escorpião
b)(   ) ao  veneno
c)(   ) à  aranha
d)(   ) ao  tóxico

O  objetivo  do  texto  é  informar  sobre:
a)(    ) como  cuidar de  aranhas  e  escorpiões.
b)(   ) o  veneno  das  aranhas  e  dos  escorpiões.
c)(   ) os  animais  utilizados  em  filmes  de  terror.
d)(   ) como  vivem  as  aranhas  e  os  escorpiões.



quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Cebolinha


                                         O MEU NOME É CEBOLINHA
EU ADOLO NAVEGAR.

DE CANOA LÁ NO LIO
EU VOU SEMPLE PASSEAR.
SEU PEIXINHO AO ME VER, 
VEM DEPLESSA PELGUNTAR
ONDE ANDA A MINHA TULMINHA
QUE NÃO VEM TAMBÉM LEMAR.
EU LESPONDO LAPIDINHO
QUE A TULMINHA É GENIAL,
MAS LEMAR SOZINHO
TAMBÉM É MUITO LEGAL.

Reescreva o texto da forma correta
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

________________________________________________________

Que letra o Cebolinha costuma errar?
________________________________

Romero Britto

Turma da Mônica

Ajudando o Cebolinha

 

domingo, 24 de agosto de 2014

O CRIADOR DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO

Texto biográfico - leitura e interpretação

            O pai de Narizinho, de Pedrinho, da Tia Nastácia, da Dona Benta, do Visconde de Sabugosa e da boneca Emília, além de outros personagens de histórias infantis, contribuiu para dar um colorido especial à literatura infantil brasileira.
            Estamos falando de Monteiro Lobato, nascido em Taubaté, no estado de São Paulo, em 18 de abril de 1882.
            Formado em Direito, iniciou sua vida profissional como promotor público e já escrevendo para jornais. Em O Estado de São Paulo,publicou, em 1.917, vários artigos nos quais apareceu pela primeira vez o personagem Jeca Tatu, numa referência ao caipira brasileiro.
            No ano seguinte, reuniu alguns deles em seu primeiro livro de contos, com o título Urupês.
            Monteiro Lobato foi pioneiro no lançamento de obras infantis em nosso país, começando com A menina do narizinho arrebitado, seguida de várias outras.
            Em 1.947, o escritor lançou o personagem Zé Brasil, uma versão do camponês que sofre para conseguir um pedaço de chão para cultivar.
            Apesar de ter morrido em 1.948, Monteiro Lobato continua vivo até hoje por causa de suas idéias.



ESTUDANDO O TEXTO


1- Assinale nas alternativas abaixo o que o texto conta:
      A- Uma das histórias de Monteiro Lobato.
      B- Um pouco sobre a vida de Monteiro Lobato.
      C- Uma entrevista realizada com Monteiro Lobato.

2- Como é chamado esse tipo de texto?
      A- entrevista
      B- notícia
      C- biografia

3- Qual o nome da cidade onde nasceu Monteiro Lobato?
A-   São Paulo
B-   Taubaté
C-   Itu

4- Em qual estado podemos localizar esta cidade?
A-   Minas Gerais
B-   Rio de Janeiro
C-   São Paulo


5- Monteiro Lobato escreveu muitos livros. Qual foi o seu primeiro livro infantil? Assinale a alternativa correta:
     A- A menina do narizinho arrebitado.
     B- Jeca Tatu
     C- O Sítio do Pica-Pau amarelo

6- Qual o significado da afirmativa: “Apesar de ter morrido em 1.948, Monteiro Lobato continua vivo até hoje por causa de suas idéias”.?
     A- Significa que ele ainda está vivo.
     B- Significa que ele está vivo dentro de seus livros.
     C- Significa que Monteiro Lobato é mentiroso.

7- Por que Monteiro Lobato é considerado o “pai” de Narizinho, de Pedrinho, da Tia Nastácia, da Dona Benta...?
     A- Porque ele foi casado com a mãe destes personagens.
     B- Porque ele adotou estes personagens.
     C- Porque ele é o criador destes personagens.

8- “Monteiro Lobato foi pioneiro no lançamento de obras infantis em nosso país.” Qual é o significado da palavra destacada?
     A- primeiro
     B- peão de rodeio
     C- jornalista

9- Em “...contribuiu para dar um colorido especial à literatura infantil brasileira.”?
A-   a literatura ficou verde, azul e amarela.
B-   a literatura era preta e branca.
C-   a literatura passou a ter um brilho especial.

10- Assinale qual o ano em que Monteiro Lobato criou o personagem Jeca Tatu:
A-   1.882
B-   1.917
C-   1.947

11- E o personagem Zé Brasil?
A-   1.917
B-   1.927
C-   1.947

12- Marque a afirmativa correta
A-   Jeca Tatu é um caipira brasileiro.
B-   Jeca Tatu é um jornalista.
C-   Jeca Tatu é um promotor público.

13- Qual era a intenção de Monteiro Lobato quando criou o personagem Zé Brasil?
A-   lançar uma versão dos “Sem Terra”.
B-   lançar uma versão do camponês que sofre para conseguir um pedaço de chão para cultivar.
C-   lançar um novo personagem para o Sítio do Pica-Pau Amarelo.


14- No texto, há várias palavras escritas com letra inicial maiúscula. Encontre a alternativa correta sobre o uso da letra maiúscula.
A-   Monteiro Lobato - Zé Brasil - literatura.
B-   Narizinho – Pedrinho - colorido
C-   Emília – Taubaté – Urupês

15- Das afirmativas abaixo, qual menciona os nomes dos livros publicados por Monteiro Lobato?
A-   Urupês e A menina feia.
B-   A menina do narizinho arrebitado e Urupês.
C-   A menina do narizinho arrebitado e A folha de São Paulo

16- Qual o nome do jornal que Monteiro Lobato publicou vários artigos?
A-   Jornal de Jundiaí
B-   Jornal O Estado de São Paulo
C-   Jornal A Folha de São Paulo

17- Quais são personagens criados por Monteiro Lobato?
A-   Zé Brasil – Jeca Tatu – Emília – Narizinho – Pica-Pau Amarelo
B-   Zé Brasil – Jeca Tatu – Emília – Narizinho – Bob Esponja
C-   Zé Brasil – Jeca Tatu – Emília – Narizinho – Pedrinho
Professores Solidários - Marta Bernardes

domingo, 17 de agosto de 2014

Receita médica




Responda.
1)     Qual é o nome do paciente?
2)     Qual é o nome do médico?
3)     Você já tomou alguns desses medicamentos?
4)     Você já teve febre?
5)     Que medicamento usou para combatê-la?
6)     Quando  fica doente, você faz repouso?

7)     Escreva o nome do remédio receitado pelo médico.

domingo, 10 de agosto de 2014

Calculando

Caça-palavras silábico

Problematizando:


- Recorte,cole no caderno e resolva:
a) Luana tem 195 chaveiros para distribuir entre 15 crianças. quantos chaveiros receberá cada criança?
b) Vitor tinha 978 lápis em sua coleção. Ele guardou 354 lápis e o restante distribuiu entre 24 colegas. Quantos lápis ganhou cada colega de Vitor?
c) O produto de dois números é 47160. Um desses números é 18. Qual é o outro?
d) Distribua 124 figurinhas entre 2 crianças, de modo que uma delas receba 13 figurinhas a mais do que a outra. Quantas figurinhas receberá cada criança?
e) Um vendedor distribuiu 5460 livros em 52 caixas. Quantos livros colocou em cada caixa?
f) A professora Júlia vai fazer uma caixinha de surpresas para distribuir entre seus 25 alunos. Ela comprou 124 barrinhas de chocolate, 226 balas e 50 pirulitos para colocar nas caixinhas. Quantos doces Júlia colocará em cada caixinha?
g) um número multiplicado por 42 é igual a 35574. Qual é o número.
h) Mariana digitou um número na calculadora, adicionou mais 15, multiplicou por 6, subtraiu 50, dividiu o resultado por 5 e obteve 32. Qual foi o primeiro número que Mariana digitou?
i)  Marcos digitou um número na calculadora, dividiu-o por 3, subtraiu 25, multiplicou por 2, adicionou 50, dividiu o resultado por 5 e encontrou o número 16. Que número Marcos digitou primeiro?

Você consegue!

Em 2005 a família Ferreira reuniu-se para festejar o aniversário do vovô Geraldo. Siga as pistas para identificar as pessoas e a idade de cada membro desta família.
1 - Vovó Ester é oito anos mais nova que o vovô Geraldo.
2 - Ronaldo tem a quarta parte da idade de sua mãe, mais a idade do seu filho Lucas.
3 - Patrícia tem a terça parte da idade da sua mãe.
4 - Mateus tem a sétima parte da idade de Junior.
5 - Lourdes é três anos mais nova que seu marido.
6 - Lucas tem a sexta parte da idade do seu avô.
7 - Vovô Geraldo nasceu em 1921.
8 - Junior tem a metade da idade de Lucas.

Campo multiplicativo

Carta

1 - Leia esta carta.


Querida Ângela,

             Depois que você foi embora para Ribeirão Preto, eu fiquei um tempão andando pela casa que nem barata tonta, achando tudo muito sem graça. Cada vez que eu pensava que ia ter que esperar as outras férias para brincar outra vez com você, me dava vontade de sair gritando de raiva. Mamãe me deu um picolé para eu ficar contente, mas a raiva era tanta que eu mastiguei toda a ponta do pauzinho, até ficar franjinha. Mais tarde a Maria e a Cláudia vieram me chamar para brincar. Nós ficamos pulando corda na calçada, e depois sentamos no muro e ficamos brincando de botar apelidos nos meninos. O Carlinhos ficou sendo o Carlão-sem-sabão. Toda vez que a mãe dele chamava para tomar banho, ele volta depois com outra roupa, mas com a mesma cara. A Cláudia disse que o Carlinhos abre o chuveiro só pra mãe dele ouvir o barulho, mas vai ver ele fica sentado na privada vendo a água correr. Aí troca de roupa, e pronto.
           A mania do Chico é dizer que um jogo não valeu sempre que ele está perdendo. Então, o apelido dele ficou sendo mesmo “Chico-não-valeu”. Não deu para inventar mais apelido porque os meninos ficaram loucos da vida, quiseram tomar a corda da gente e começaram a puxar nosso cabelo. No fim cansou, a gente acabou indo todo mundo jogar queimada na casa do Fernando.
           Eu voltei para casa contente da vida, mas quando o Fábio me viu foi dizendo: “Tá tristinha porque a priminha foi embora? Vai ser ruim mexericar sozinha por aí, né?” Ah, Ângela, que raiva! Às vezes dá vontade de trocar esse irmão marmanjo por uma irmã do meu tamanho como você!
         Um beijo,
                                                                    Marisa

STAHEL, Monica. Tem uma história nas cartas da Marisa.
Belo Horizonte: Formato, 1996. p. 5.

    1.    Esse texto é uma carta pessoal.
  
a) Quem escreveu  esta carta?_____________________________
b) Para quem ela escreve?________________________________
c) Essas pessoas são adultas ou crianças? Como você descobriu?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Na carta, Marisa faz referências a três brincadeiras: pular corda, colocar apelido em meninos e jogar queimada.

a)    Que outras brincadeiras desse tipo você conhece?

________________________________________________________________________

b)    De qual delas você mais gosta de brincar?

________________________________________________________________________

3. No final da carta, Marisa conta que Fábio, seu irmão, a provocou e a deixou com raiva.

a)    Esse irmão é mais novo ou mais velho que Marisa?

______________________________________________________________________

      b) Que palavra mostra isso?

______________________________________________________________________

      c) O que quer dizer mexericar? Marque a resposta correta.

(      )    Chupar mexericas.     
(      )  Conversar em segredo, fazer intrigas.    
(      ) Cantar  em voz baixa.

4. Depois da partida de Ângela, Marisa ficava andando pela casa que nem barata tonta. Você já ouviu a expressão barata tonta? Expressões como essa são criadas pelo povo. O que significa “barata tonta” no texto?

(      ) Pessoa nojenta, antipática.         
(      ) Pessoa desnorteada, perdida.
(      ) Pessoa  que tem medo de baratas.    
(      ) Pessoa atenta.    

5. Normalmente as cartas apresentam, logo na primeira linha, o nome da cidade e a data em que foram escritas. Na carta de Marisa não há essas informações.

a)    Se você fosse Marisa e estivesse escrevendo essa carta hoje, que cidade e que data deveriam aparecer no início dela?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)    Que expressão Marisa usa para se despedir de Ângela?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Em que situação as pessoas escrevem cartas pessoais?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 -  Imagine que você seja Ângela, a prima de Marisa. Escreva em seu caderno de  produção de texto uma resposta à carta de Marisa, comentando sobre a tristeza da separação de vocês, a importância de ter amigos em ocasiões difíceis, o que você está sentindo etc. Conte também o que tem feito, se fez novos amigos, como está se relacionando com os colegas da escola etc.

8 -  Socialize sua carta resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________