domingo, 28 de setembro de 2014

Observando tabela

A turma de Fernanda e a turma do Felipe foram entrevistadas, na Semana do Folclore para saber qual brincadeira antiga era a preferida por eles. Chegou-se a seguinte conclusão:

Brincadeiras
Meninas
Meninos
Total
Roda
7
3
Cinco  Marias
8
9
Pega-pega
4
13
Maria viola
5
2
Bolinha de gude
2
15
Amarelinha
18
5

Observando a tabela acima, responda:

a)   Qual o número de crianças entrevistadas?

b)  A escola de Fernanda e Felipe tem 10 vezes o número de alunos das salas deles. Quantos alunos têm a escola ao todo?

c)Qual a brincadeira preferida dos meninos?


d)   E das meninas?

Atividade de interpretação de texto: Gênero instrucional - Receitas


            Receita é um texto instrucional (explica como fazer algo). Uma receita apresenta duas partes claras INGREDIENTES e MODO DE PREPARO, as receitas tem sempre uma estrutura parecida:
  • Título;
  • Ingredientes: nessa etapa tem que conter as quantidades especificas de cada ingrediente;
  • Modo de preparo: contendo informações pormenorizadas etapa a etapa de como fazer.

TEXTO 1: Pão de queijo
Ingredientes
  • 2 ½ xícaras de polvilho doce
  • ½ xícara de polvilho azedo
  • 1 xícara de leite
  • ¾ xícara de óleo
  • 1 xícara de queijo parmesão ou minas
  • 3 ovos inteiros
  • 1 colher de chá de sal

Modo de preparo
  • Bata tudo no liquidificador, menos o queijo;
  • Despeje tudo em uma vasilha e misture com o queijo já ralado;
  • Leve ao forno em forminhas de empada untada por 20 minutos.

Carla Pernambuco. Juju na cozinha do Carlota: 29 receitas muito fáceis para crianças. São Paulo: Caramelo, 2004. p. 36.

Interpretação de texto
1)    Essa receita serve para:
a)    (    ) orientar o preparo de alimentos
b)    (    ) indicar quais remédios um paciente deve tomar
c)    (    ) mostrar como se monta um brinquedo

2)    Quais são as partes em que nossa receita está divida
a)    (    ) Inicio, meio e fim
b)    (    ) título, ingredientes e modo de preparo
c)    (    ) título, conteúdo e autor

3)    Quais são os eletrodomésticos utilizados nessa receita?
_____________________________________________________________

4)    Essa é uma receita que as crianças podem fazer sozinhas? Justifique sua resposta.
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________

5)    Para que os números são utilizados em uma receita? O que aconteceria se uma receita não apresentasse números?
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Poluição sonora

poluição sonora refere-se ao efeito danoso provocado por sons em determinado volume que supera os níveis considerados normais para os seres humanos. 

domingo, 21 de setembro de 2014

Situações-problema


1-   ROSANA É 15 ANOS MAIS NOVA DO QUE RONALDO. RONALDO É 18 ANOS MAIS VELHO DO QUE LÚCIA. LÚCIA TEM 29 ANOS. QUANTOS ANOS TEM RONALDO E ROSANA?




2-   NUMA CARTELA DE OVOS PODEM SER COLOCADAS 2 DÚZIAS E MEIA DE OVOS. SE UM SUPERMERCADO TEM 150 CARTELAS IGUAIS A ESSA NA PRATELEIRA, QUANTOS OVOS ESSE SUPERMERCADO TEM PARA VENDER?



3-   PARA PAGAR SEU TELEVISOU DE 29 POLEGADAS, MARCELO DEU 200 REAIS DE ENTRADA E DEVERÁ PAGAR O RESTANTE EM 5 PRESTAÇÕES IGUAIS DE 150 REAIS. QUANTO ELE DEVERÁ PAGAR PELO TELEVISOR?


quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Corpo limpo

Quando usa esa ou eza

Escrevemos com "esa" quando as palavras indicam nacionalidade (ex: portuguesa; francesa) e título (duquesa).

Usamos "eza" quando a palavra primitiva é um adjetivo, ou seja, palavras que indicam qualidades.

certo - certeza; belo - beleza; limpo - limpeza;

Existem dois títulos que se escrevem com "eza", porque a palavra primitiva é um adjetivo (qualidade).

Nobreza que tem origem em nobre e alteza que surge a partir de alto.

domingo, 14 de setembro de 2014

Mais problemas!

1. Um auditório possui 23 filas com 25 assentos em cada fila. E mais uma fila com 20 assentos. Já foram vendidos 420 ingressos para um espetáculo nesse auditório. Com base nisso responda:
I. Quantos ingressos ainda estão à venda?
a) 155
b) 80
c) 175
 d) 40

II. Em uma fila de 25 assentos foram arrecadados R$ 1.250,00. Nessas condições quanto custa cada ingresso?
a) R$ 48,00
b) R$ 50,00
c) R$ 25,00
d) R$ 65,00

III. Se forem vendidos todos os ingressos, qual será a renda arrecadada?
a) R$ 29.750,00
b) R$ 2.975,00
c) R$ 28.750,00
d) R$ 2.875,00

Chiquinha

Gênero: História em quadrinhos

domingo, 7 de setembro de 2014

Você é fera


1. Uma loja de roupa feminina colocou as blusas em promoção. Marcela vai aproveitar e comprar blusas para dar de presente para suas primas, tias, e irmãs e mãe. Ao todo Marcela vai ter que comprar 12 blusas, e cada blusa da promoção está custando 25 reais. Sendo assim, calcule quanto Marcela gastará comprando as blusas, e quantas notas de 50 ela usou para pagar esta compra.



2. Murilo é pedreiro e está construindo um muro. Ele recebeu 7 carregamentos iguais de 865 tijolos e espera receber ainda mais 2.350, que serão usados nessa construção. Quantos tijolos serão usados para construir esse muro?



3. Uma fábrica tinha em seu depósito 3.400 caixas de azulejos. Dessas caixas, 132 foram deixadas na maior revendedora da cidade e as demais foram igualmente distribuídas entre 38 lojas. Quantas caixas receberam cada uma dessas lojas?


MISTURA CERTA NO VERÃO

 
SUCO DE COCO
Ingredientes(para quatro porções)
- 500 ml de água de coco verde*;
- polpa de coco verde*;
- 1 colher de sopa de açúcar (opcional);
- 4 cubos de gelo.
* Ao comprar o coco, peça para o vendedor retirar a água e parti-lo ao meio.
Como fazerColoque todos os ingredientes no liqüidificador. Bata bem até que fique um liqüido branco e espumoso.



SHAKE BOM-DIA

Ingredientes
(para quatro porções)
- 1 copo de iogurte natural (200 ml);
- 1 copo de leite integral (200 ml);
- 10 unidades de morangos congelados;
- 4 morangos congelados para enfeitar;
- 2 bananas cortadas em rodelas (colocar no congelador uma hora antes de fazer a bebida);
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- xarope de morango para enfeitar o copo (opcional).
Como fazerNo liqüidificador, bata bem todos os ingredientes até formar uma mistura espumosa e rosada. Para servir, em copo ou em jarra, coloque os morangos congelados.
SOPA-SUCO
Ingredientes
(para quatro porções)
- suco de 6 laranjas-peras geladas;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- 1 colher de sopa de uvas vermelhas;
- 1 colher de sopa de cubos de kiwi;
- 1 colher de sopa de cubos de mamão;
- 1 colher de sopa de cubos de laranja;
- canudos cortados com mais ou menos 10 cm.
Como fazerMisture o açúcar e o suco de laranja-pêra numa jarra e mexa bem. Em tigelinhas individuais, coloque um pouco do suco e das frutas picadas. Sirva com o canudinho.


Fonte: Folha de São Paulo – suplemento infantil Folhinha – São Paulo, 2 de dezembro de 2006

QUESTÕES
1. Releia a lista de ingredientes da receita do SUCO DE COCO 
Ingredientes:
(para quatro porções)
- 500 ml de água de coco verde*;
- polpa de coco verde*;
- 1 colher de sopa de açúcar (opcional);
- 4 cubos de gelo.
* Ao comprar o coco, peça para o vendedor retirar a água e parti-lo ao meio.

O que a palavra em negrito quer dizer?

a.    (   )  que a pessoa que irá preparar o suco deverá escolher um açúcar da marca “Opcional”.
b.    (   )  que a pessoa que preparar o suco a receita deverá decidir se quer ou não acrescentar açúcar ao suco.
c.    (   )  que a pessoa que irá preparar o suco não tem opção em relação a acrescentar ou não açúcar ao suco.
d.    (   )  que a pessoa que irá preparar o suco deverá escolher que tipo de colher pretende utilizar para mexer o suco.

2. Leia o trecho abaixo. Ele faz parte da receita SHAKE BOM-DIA  e explica como elaborá-la e como servir o shake quando estiver pronto.
Como fazer
No liqüidificador, bata bem todos os ingredientes até formar uma mistura espumosa e rosada. Para servirem copo ou em jarra, coloque os morangos congelados.


Agora responda: O shake deve ser servido:

a.     (   ) em um pote e com morangos frios.
b.     (   ) em um prato  e com morangos picados.
c.     (   ) em um copo ou em uma jarra e com morangos quentes.
d.     (   ) em um copo ou em uma jarra e com morangos congelados.

1.    Leia novamente um trecho da receita SOPA SUCO. Ele explica o modo de prepará-lo:

SOPA SUCO
Como fazer:Misture o açúcar e o suco de laranja-pêra numa jarra e mexa bem. Em tigelinhas individuais, coloque um pouco do suco e das frutas picadas.
Sirva com o canudinho.

Agora responda: O que deve ser colocado em tigelinhas individuais?

a. (   ) o suco e pedacinhos picados em cubos de: uvas vermelhas e mamão .
b. (   ) o suco e pedacinhos picados em cubos de: kiwi, uvas vermelhas e mamão.
c. (   ) o suco e pedacinhos picados em cubos de: uvas vermelhas, mamão, kiwi e laranja.
d. (   ) o suco e pedacinhos picados em cubos de: uvas vermelhas, mamão e kiwi.

4. Leia abaixo a lista de ingredientes que são necessários para fazer o SUCO DE COCO:

SUCO DE COCO
Ingredientes
(para quatro porções)
- 500 ml de água de coco verde
*;
- polpa de coco verde*;
- 1 colher de sopa de açúcar (opcional);
- 4 cubos de gelo.
* Ao comprar o coco, peça para o vendedor retirar a água e parti-lo ao meio.

Agora responda: o símbolo (asterisco) que aparece duas vezes na lista de ingredientes significa que:

a. (   ) no final da lista de ingredientes, onde encontramos novamente o mesmo símbolo, há uma informação complementar sobre o coco que deve ser lida.
b.  (   ) o autor da receita achou que devia enfeitá-la com uma estrelinha.
c.  (   ) no final da lista de ingredientes há uma correção da palavra coco, que foi escrita de maneira errada.
d. (   ) não significa nada.

Torta de limão

GÊNERO: Receita Culinária



:                            
INGREDIENTES:
 1 xícara (chá) de farinha de trigo
 ¼ xícara (chá) de manteiga sem sal gelada e em cubos 
  1 gema
  2 colheres (sopa) de água 
 1 lata de leite condensado
 suco de 2 limões
 3 claras 
  5 colheres (sopa) de açúcar
  raspas da casca de 1 limão

UTENSÍLIOS
 1 tigela
 1 colher
 1 forma com fundo removível
 batedeira

  Fonte: Revista Receitas e Delícias Extra. Ano 3. no. 8

PREPARO:
Em uma tigela, coloque a farinha de trigo e a manteiga. Misture até obter uma farofa. Faça um buraco no meio, adicione a gema e a água. Amasse com as mãos até obter uma massa homogênea. Forre o fundo removível com a mistura, apertando bem com as pontas dos dedos. Leve ao forno, pré-aquecido por 15 minutos ou até dourar. Na batedeira, bata o leite condensado, o suco de limão e despeje sobre a massa assada. Reserve. Para o suspiro, bata as claras em neve. Junte o açúcar aos poucos, batendo até formar picos firmes. Despeje sobre a mistura de leite condensado. Volte ao forno até começar a dourar. Decore com as raspas de limão e sirva.
QUESTÕES:

1Enumere as ações a seguir de acordo com a ordem em que elas devem acontecer no preparo da receita:

(   )  Bata o suco de limão junto ao leite condensado.
(   )  Adicione a gema e a água.
(   )  Decore com as raspas de limão.
(   )  Coloque a farinha de trigo e a manteiga em uma tigela.
(   )  Amasse com as mãos até obter uma massa homogênea.
(   )  Bata as claras em neve.

2. Releia o trecho retirado do texto:

Despeje sobre a mistura de leite condensado.

Agora responda:

O que deve ser despejado sobre a mistura?

3. Releia o trecho retirado do texto:

Amasse com as mãos até obter uma massa homogênea.

Assinale a alternativa correta:

O que a expressão “massa homogênea” significa?
a. (   )  massa diferente.
b. (   ) massa fina.
c. (   ) massa igualmente distribuída.
d. (   ) massa amassada.                  

4. Releia o trecho retirado do texto:

Leve ao forno, pré-aquecido por 15 minutos ou até dourar.

Responda:

Quando a massa deve ser retirada do forno? Justifique sua resposta circulando a(s) palavra(s) que deram ‘pistas’ para encontrar a resposta.