Era uma vez era uma vez
um gato siamês.
Por ser muito engraçadinho,
é chamado de Gatinho.
Além de ser carinhoso,
ele é muito curioso.
Nada se pode fazer
que ele não deseje ver.
Se alguém mexe na estante,
está lá no mesmo instante.
Se vão consertar a pia,
está ele lá de vigia.
E o resultado é que quando
viu seu dono consertando
a tomada da parede,
meteu-se, com tanta sede,
a cheirar tudo que - nhoque!
levou um baita choque!
E pensa que ele aprendeu?
Mais fácil aprendia eu!
Mantém-se o mesmo abelhudo
que quer dar conta de tudo.
(Ferreira Gullar, Um gato chamado Gatinho, 2000. Ilustrações de Angela Lago)
Conversando sobre o texto
1. Você acha que o ditado popular " A curiosidade matou o gato" poderia ser usado para explicar a história do gatinho do poema? Por quê?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
2. Quais palavras abaixo podem substituir o adjetivo curioso no título?
carinhoso - metido - siamês - abelhudo - enxerido - intrometido - alegre
______________________________________________________________
Explorando o texto
cada grupo de versos de um poema é chamado estrofe
a combinação dos sons finais de palavras ou dos versos é chamada rima
Agora responda
a) Volte ao poema e conte quantos versos ele tem. ______________
b) quantas estrofes o poema tem?__________________
c) quantos pares de rimas há no poema?____________________
2. Leia um trecho do poema recontado na forma narrativa. Compare-o com o texto original
Um dia o gatinho viu que seu dono estava consertando a tomada da parede. Como não conseguia segurar a sua curiosidade, foi lá cheirar e levou um choque bem forte.
Pensa que ele aprendeu a lição? Aprendeu nada! Continuou o mesmo abelhudo.
E o resultado é que quando
viu seu dono consertando
a tomada da parede,
meteu-se, com tantas sede,
a cheirar tudo que - nhoque!
levou um baita de um choque!
E pensa que ele aprendeu?
mais fácil aprendia eu!
Mantem-se o mesmo abelhudo
que quer dar conta de tudo.
a) A linha é usada até o fim e iniciada por margem, no______________.
b) A linha é chamada de verso no _________________________.
c) No_____________, o escritor combina o som das palavras por meio de rimas.
d) No_________________, as frases estão organizadas em parágrafos.
e) No ________________, os versos estão organizados em estrofes.
3. Você compreendeu
a história do gatinho? Então reconte o que aconteceu.
Era uma vez um ____________ chamado Gatinho. Ele é um bicho muito
____________________. Se ele vê alguém ________________________
ou ____________________________, vai logo ______________________
o que a pessoa está fazendo.
Um dia, o ___________viu o _________________________________
e foi cheirar tudo com tanta sede que________________________________.
Mas________________________aprendeu? Que nada! Continua o mesmo
________________ que____________________________________.
4. Encontre e copie dois versos do poema O gato curioso que comprovam a curiosidade do Gatinho.
5. Crie dois outros títulos adequados ao poema:
a) Usando a palavra gato.
______________________________________
b) Sem usar a palavra gato.
______________________________________
6. Observe o gato abaixo e faça uma descrição.

7. Escreva um poema falando do seu animal de estimação com quatro versos e uma estrofe. Não esqueça das rimas.
Adorei!
ResponderExcluir