|
| |
Idade recomendada: | Para alunos a partir da 1ª série. |
Objetivo: | Resolver problemas que envolvam subtração. |
Organização da Classe: | Grupos de até 4 alunos. |
Material: | Um par de dados para cada três alunos (ou 12 quadradinhos de papel numerados como o dado e colocados num saquinho de papel); papel e lápis para anotar o resultado. Eventualmente cartolina para um cartaz. |
Regras: |
- Cada jogador inicia o jogo com 40 pontos; caso a grande maioria deles tenha dificuldades com o número 40, proponha 20 ou 25.
- Na sua vez, o jogador deve rolar os dados ( ou sorteia dois papéis) e subtrai de seus pontos o valor obtido nos dados (papéis); o jogador que primeiro chegar a zero é o vencedor.
Proponha este jogo umas três vezes, uma a cada semana, mudando, se quiser, a quantidade inicial de pontos em cada vez. Ande entre os alunos e veja se compreenderam que devem subtrair; como fazempara subtrair; se usam o sinal de subtração; se fazem a subtração tirando a quantidade menor da maior; se usam alguma técnica operatória do tipo :
|
|
- Proponha este jogo mais do que uma vez.
Quando o jogo acabar promova uma discussão entre todos os jogadores:
Como registraram seus pontos, como fizeram para subtrair (ou tirar) uma quantidade de outra, etc.
- Após o jogo proponha problemas, oralmente, do tipo:
- Se eu tinha 36 pontos e tirei 15 nos dados, com quantos pontos eu fiquei ?
- Júlia terminou o jogo com 26 pontos, e Pedro com 13. Quem chegou mais perto do zero ? Quantos pontos Júlia tinha a mais que Pedro ?
Proponha problemas usando os nomes de seus alunos e estimule-os a encontrar um meio de resolvê-los. Assim poderá observar como procedem para resolver problemas de subtração.
Observação: Os valores dos pontos iniciais podem aumentar ou diminuir de acordo com os interesses do professor.
Texto produzido por alunos da EMEF Dr. João Pedro de Carvalho Neto
Organizado por: | Kátia Cristina Stocco Smole
fonte: Mathema
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário