sexta-feira, 22 de março de 2013

Ganha quem chega a zero


  
Idade recomendada:Para alunos a partir da 1ª série.
Objetivo:Resolver problemas que envolvam subtração.
Organização da Classe:Grupos de até 4 alunos.
Material:Um par de dados para cada três alunos (ou 12 quadradinhos de papel numerados como o dado e colocados num saquinho de papel); papel e lápis para anotar o resultado. Eventualmente cartolina para um cartaz.
Regras:
  1. Cada jogador inicia o jogo com 40 pontos; caso a grande maioria deles tenha dificuldades com o número 40, proponha 20 ou 25.
  2. Na sua vez, o jogador deve rolar os dados ( ou sorteia dois papéis) e subtrai de seus pontos o valor obtido nos dados (papéis); o jogador que primeiro chegar a zero é o vencedor.
  3. Proponha este jogo umas três vezes, uma a cada semana, mudando, se quiser, a quantidade inicial de pontos em cada vez. Ande entre os alunos e veja se compreenderam que devem subtrair; como fazempara subtrair; se usam o sinal de subtração; se fazem a subtração tirando a quantidade menor da maior; se usam alguma técnica operatória do tipo :
 
  • Proponha este jogo mais do que uma vez. 
  • Quando o jogo acabar promova uma discussão entre todos os jogadores: 
    Como registraram seus pontos, como fizeram para subtrair (ou tirar) uma quantidade de outra, etc. 
  • Após o jogo proponha problemas, oralmente, do tipo: 
  • Se eu tinha 36 pontos e tirei 15 nos dados, com quantos pontos eu fiquei ? 
  • Júlia terminou o jogo com 26 pontos, e Pedro com 13. Quem chegou mais perto do zero ? Quantos pontos Júlia tinha a mais que Pedro ? 
  • Proponha problemas usando os nomes de seus alunos e estimule-os a encontrar um meio de resolvê-los. Assim poderá observar como procedem para resolver problemas de subtração.

    Observação: Os valores dos pontos iniciais podem aumentar ou diminuir de acordo com os interesses do professor.

Texto produzido por alunos da EMEF Dr. João Pedro de Carvalho Neto 


Organizado por:Kátia Cristina Stocco Smole

fonte:  Mathema

Nenhum comentário:

Postar um comentário