quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O Gato Curioso



Era uma vez era uma vez
um gato siamês.

Por ser muito engraçadinho,
é chamado de Gatinho.

Além de ser carinhoso,
ele é muito curioso.

Nada se pode fazer
que ele não deseje ver.

Se alguém mexe na estante,
está lá no mesmo instante.

Se vão consertar a pia,
está ele lá de vigia.

E o resultado é que quando
viu seu dono consertando

a tomada da parede,
meteu-se, com tanta sede,

a cheirar tudo que - nhoque!
levou um baita choque!

E pensa que ele aprendeu?
Mais fácil aprendia eu!

Mantém-se o mesmo abelhudo
que quer dar conta de tudo.

(Ferreira Gullar, Um gato chamado Gatinho, 2000. Ilustrações de Angela Lago)


Conversando sobre o texto


1. Você acha que o ditado popular " A curiosidade matou o gato" poderia ser usado para explicar a história do gatinho do poema? Por quê?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________

2. Quais palavras abaixo podem substituir o adjetivo curioso no título?
carinhoso - metido - siamês - abelhudo - enxerido - intrometido - alegre

______________________________________________________________
Explorando o texto


1. Cada uma das linhas de um poema é chamado verso
cada grupo de versos de um poema é chamado  estrofe
a combinação dos sons finais de palavras ou dos versos é chamada rima
Agora responda
a) Volte ao poema e conte quantos versos ele tem. ______________
b) quantas estrofes o poema tem?__________________
c) quantos pares de rimas há no poema?____________________

2. Leia um trecho do poema recontado na forma narrativa. Compare-o com o texto original

         Um dia o gatinho viu que seu dono estava consertando a tomada da parede. Como não conseguia  segurar a sua curiosidade, foi lá cheirar e levou um choque bem forte.
         Pensa que ele aprendeu a lição? Aprendeu nada! Continuou o mesmo abelhudo.

E o resultado é que quando
viu seu dono consertando

a tomada da parede,
meteu-se, com tantas sede,

a cheirar tudo que - nhoque!
levou um baita de um choque!

E pensa que ele aprendeu?
mais fácil aprendia eu!

Mantem-se o mesmo abelhudo
que quer dar conta de tudo.


Complete escrevendo se as características abaixo pertencem ao texto narrativo ou ao  poema.

a) A linha é usada até o fim e iniciada por margem, no______________.
b) A linha é chamada de verso no _________________________.
c) No_____________, o escritor combina o som das palavras por meio de rimas.
d) No_________________, as frases estão organizadas em parágrafos.
e)  No ________________, os versos estão organizados em estrofes.

3. Você compreendeu a história do gatinho? Então reconte o que aconteceu.
         Era uma vez um ____________ chamado Gatinho. Ele é um bicho muito
 ____________________. Se ele vê alguém ________________________
 ou ____________________________, vai logo ______________________ 
o que a pessoa está fazendo.
         Um dia, o ___________viu o _________________________________
e foi cheirar tudo com tanta sede que________________________________.
Mas________________________aprendeu? Que nada! Continua o mesmo
________________ que____________________________________.

4. Encontre e copie dois versos do poema O gato curioso que comprovam a curiosidade do Gatinho.

5. Crie dois outros títulos adequados ao poema:
a) Usando a palavra gato.
______________________________________
b) Sem usar a palavra gato.
______________________________________

6. Observe  o gato abaixo e faça uma descrição.





7. Escreva um poema falando do seu animal de estimação com quatro versos e uma estrofe. Não esqueça das rimas.





Um comentário: